Projeto Cidade Empreendedora vai mudar São Gonçalo do Amarante

Também foi lançado o Simplifica São Gonçalo

Segundo município a implantar o projeto Cidade Empreendedora, executado pioneiramente no Estado pelo Sebrae-RN, São Gonçalo do Amarante pretende ainda se tornar uma cidade inteligente a partir de uma transformação digital nos sistemas da gestão municipal. Esta é a expectativa do prefeito Paulo Emídio de Medeiros e sua equipe de secretários. Com o projeto Cidade Empreendedora serão implantadas políticas de desenvolvimento no município por meio de vários eixos, como a desburocratização, incremento das compras governamentais, ações de sustentabilidade, implantação da educação empreendedora, maior fomento à Sala do Empreendedor, além de um plano de desenvolvimento econômico e planejamento estratégico para a gestão municipal.

Durante todo o dia desta segunda-feira (16), grande parte dos servidores participou de um seminário de sensibilização no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti, em São Gonçalo do Amarante. A capacitação teve como destaque a palestra mágica da empresa paulista Ilusion, apresentada pelos empresários e ilusionistas Henry Vargas e Klauss Duraes. Os palestrantes enfatizaram que é preciso acreditar na mudança para transformar a realidade local e que não é possível se ignorar as transformações ocorridas nos últimos tempos. Ao contrário, é essencial assumir a liderança, porque a melhor maneira de se manter preparado, é estar atualizado e antecipar-se às mudanças. “O empreendedor é a pessoa que soluciona problemas”, explica Klauss.

Para apresentar a experiência bem sucedida da Prefeitura de Campo Verde/MT com o projeto Cidade Empreendedora, o prefeito daquele município, Fábio Schroeter, destacou o trabalho que vem sendo feito na localidade, que totaliza 44 mil habitantes e está situada a 130 quilômetros da capital matogrossense, Cuiabá. Segundo Schroeter, o município que tem sua base econômica no agronegócio, aderiu ao projeto Cidade Empreendedora e investiu fortemente no processo de Compras Públicas, principalmente voltado para o segmento de micro e pequenas empresas. Além de empresários, o evento contou com vários secretários municipais, vereadores e servidores municipais.

João Hélio participou do seminário de sensibilização

O prefeito Paulo Emídio de Medeiros, acredita que com uma boa execução do projeto Cidade Empreendedora poderá haver uma transformação histórica no município. “Acreditamos muito na grandiosidade e no potencial deste projeto, porque o Sebrae já tem uma grande experiência em cidades do sul e no Mato Grosso. O Sebrae é uma das instituições mais sérias do país e conta com uma equipe técnica muito competente e realiza pesquisas e estudos econômicos”, elogia Paulo Emídio.

Para o diretor técnico do Sebrae do Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti, o projeto potencializa o trabalho em prol do desenvolvimento municipal, mobilizando além dos servidores púbicos, os empresários e a própria população. “Para realizarmos isso tudo, é essencial o engajamento de todos – poder público, empresários e população – num único caminho para transformar o ambiente econômico e social dessa cidade, que tem um potencial instalado enorme”, reitera João Hélio.

O prefeito Paulo Emídio acredita que o projeto pode mudar a cidade

“Nós, do Sebrae, estamos trazendo para este município o que há de melhor em termos de políticas públicas, transformação do ambiente de negócios e gestão sustentável”, enfatiza o diretor técnico, que estava acompanhado do diretor de Operações do Sebrae-RN, MarceloToscano, e da equipe da Unidade de Políticas Públicas e do Escritório Metropolitano do Sebrae, em Natal.

Localizado na região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante possui uma área territorial de 250 quilômetros quadrados e uma população de 99.714 habitantes, conforme dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A economia do município é pautada por atividades como a indústria de cerâmica, pecuária, agricultura, e cultivo de camarão e outros crustáceos. O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves se destaca como principal equipamento urbano e possui capacidade anual para atender 6,2 milhões de passageiros. Administrado pelo Consórcio Inframérica, o complexo aeroportuário foi reconhecido no ano passado como o melhor do Brasil na categoria até 5 milhões de passageiros pelo Ministério dos Transportes.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vagner Araújo, apresentou o programa “Simplifica São Gonçalo”, que visa a desburocratização e modernização dos serviços públicos e das funções administrativas da prefeitura. O propósito otimizar o tempo dos processos e a redução de gastos com papel e impressões na área do poder executivo municipal. “Esse serviço é um avanço tecnológico na gestão municipal, já que permite mais agilidade nos processos internos e facilita o acesso do cidadão, sem a necessidade de se deslocarem aos postos de atendimento e enfrentar filas para qualquer tipo de atendimento”, explica Vagner, lembrando que brevemente o usuário poderá agendar consultas e exames médicos via internet. A expectativa é que São Gonçalo do Amarante se torne a cidade inteligente que vislumbra o chefe do executivo municipal.

Via ASN