Prefeitura realiza melhorias no transporte escolar em São Gonçalo

Após contratação dos novos ônibus escolares, a Secretaria Municipal de Educação constatou aumento na qualidade da gestão do transporte escolar em São Gonçalo do Amarante/RN. O processo de licitação ocorreu no início do ano e habilitou três empresas, cujos veículos foram 100% vistoriados e aprovador pelo Demutran e Detran/RN.

Atualmente, 26 ônibus transportam cerca de seis mil alunos da rede municipal e estadual, como também do Instituto Federal de São Gonçalo. Destes veículos, oito foram adquiridos através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal e dão assistência a algumas especialidades, sobretudo, crianças com necessidades especiais.

Os ônibus atendem a 120 rotas da zona urbana e rural, nos turnos matutino, vespertino e noturno, para um total de 88 unidades escolares, de toda a rede de ensino. Além disso, o órgão de educação no município disponibiliza seis veículos para acolher professores, de acordo com a necessidade de locomoção.

Para o Secretário Municipal de Educação, Abel Neto, a contratação dos novos transportes escolares gerou mais qualidade na prestação do serviço. Por mês, a prefeitura realiza um investimento de R$ 320 mil para toda a frota municipal, com maior efetividade. “São ônibus mais equipados e que detêm melhores condições de funcionamento”, afirmou o gestor.

David Adrian de Souza Siqueira, de 13 anos, usuário do ônibus escolar e matriculado na Escola Estadual Dr. Otaviano, observou melhorias no serviço de transporte, durante o seu trajeto – que vai de Santo Antônio até o Centro. “Do começo do ano pra cá, eu percebi que existem mais ônibus para atender os alunos. Ele passa na hora certa e eu gasto apenas cinco minutos para chegar à escola”, disse David.

Para ter acesso ao transporte escolar é necessário que o aluno esteja matricula em qualquer unidade de ensino da rede pública na circunscrição do município. Logo após, os diretores comunicam a regularidade do estudante para a Secretaria de Educação, autorizando a confecção da carteirinha, que dará acesso ao ônibus escolar.