Prefeitura realiza encontro sobre citopatologia de colo de útero para enfermeiros da rede básica de saúde

O encontro busca aprimorar os serviços de assistência na atenção básica, especialmente na saúde da mulher

Na última sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Instituto de Citopatologia do Município, realizou capacitação para os enfermeiros integrantes das Equipes de Saúde da Família- ESF. O encontro aconteceu no mini auditório do IFRN.

O encontro promoveu discussões sobre citopatologia do colo de útero e sobre as fases pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas dos exames ginecológicos, bem como discutir sobre a importância da realização do exame preventivo Papanicolau− importante no combate ao câncer de colo de útero.

Além de assegurar a capacitação dos profissionais, as ações da SMS buscam melhorar a assistência na atenção básica, especialmente na saúde da mulher.