Prefeitura Municipal oferece atendimento especializado em atenção psicossocial

Prefeitura Municipal oferece atendimento especializado em atenção psicossocial

O CAPS conta com uma equipe multiprofissional e acompanha cerca de 80 pacientes

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferece à população são-gongalense atendimentos em saúde mental. O objetivo é estimular a integração social e familiar para pessoas com transtornos mentais e comportamentais. O município dispõe de uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, psiquiatra, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem, farmacêutico, assistente social e arte educador.

Durante o atendimento, é realizada uma triagem para definir os níveis de gravidade para cada caso. “A demanda aqui é aberta e todos podem procurar o CAPS. Após os procedimentos padrões é realizada a consulta com o especialista que vai diagnosticar se o paciente receberá nosso acompanhamento ou será encaminhado para o NASF, por exemplo. Normalmente, ficamos com os casos mais graves”, afirma Danielly Brito, diretora da equipe.

Os pacientes contam com oficinas, ações educativas e palestras durante os encontros. O usuário E.V*, de 51 anos, participa do projeto há 3 anos e ressalta sua importância: “Este é um trabalho muito importante. Não sei o que faria sem o acompanhamento que recebo. Aqui todos são educados e nos tratam bem”, destaca o paciente.

A Prefeitura Municipal também oferece aos usuários toda a medicação necessária para o tratamento dos pacientes. Os encontros são realizados de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h, em Santo Antônio do Potengi. Atualmente, o CAPS acompanha mais de 80 pacientes.

*O paciente E.V. não pôde ser identificado por restrição médica relacionada ao tratamento.

COMENTÁRIOS