Prefeitura inaugura primeira Academia da Saúde de São Gonçalo na sexta

Equipamento é dotado de excelente infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados

Seguindo o cronograma de entregar uma obra por semana ao são-gonçalense, a Prefeitura inaugurará às 8h desta sexta-feira, 06, a primeira Academia de Saúde da cidade, um equipamento dotado de excelente infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, que oferecerá práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares.

Instalado na Rua São Francisco, no bairro Golandim, o espaço é uma estratégia que fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações, como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. “O Programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Portanto, não se restringe à realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável”, ressalta o secretário de Saúde, Jalmir Simões.

Segundo o prefeito Paulo Emídio, a ideia surgiu inspirada em algumas inciativas exitosas em algumas cidades brasileiras e será um divisor de águas na rede básica de São Gonçalo, porque não se trata de um serviço isolado, fazendo parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde (RAS), como componente da Atenção Básica e, por isso, funciona também como porta de entrada no SUS. “Temos certeza que esse investimento trará um grande ganho para os usuários do SUS da nossa cidade, com a efetiva melhoria da qualidade de vida dos são-gonçalenses”.