Prefeitura firma compromisso para participação em projeto de pesquisa na área da saúde

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de reunião para apresentação de projeto de pesquisa que busca avaliar a segurança da vacina contra sarampo e rubéola

Na última sexta-feira (22), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou reunião para apresentação de projeto de pesquisa que visa avaliar a imunogenicidade, reatogenicidade para a segurança da vacina contra sarampo e rubéola, produzida pelo Bio-Manguinhos−unidade produtora de imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz.

Na ocasião, o secretário de saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, recebeu o diretor do Centro de Pesquisa Clínicas de Natal (CPCLIN), Kléber Luz, que apresentou o projeto que tem por objetivo avaliar se uma dose da vacina Dupla Viral irá proteger a criança contra sarampo e rubéola aos 11 meses, em comparação com a Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses.

O CPCLIN conta com o apoio do município para captação das crianças que estejam dentro dos critérios de inclusão. Dentre os critérios estão:

• Crianças de ambos os sexos, saudáveis;
  • Cartão de vacina atualizados;
  • Disponibilidade para as consultas agendadas (5 consultas);
  • Um dos responsáveis tem que ser alfabetizado;
  • Comprometimento em preencher as fichas para registro de sinais e sintomas em casa.

Todas as despesas de transporte para o deslocamento para as consultas são custeadas pela CPCLIN. O Município firmou compromisso em captar crianças elegíveis, sabendo estar contribuindo com a saúde publica do nosso país.