Prefeitura de São Gonçalo realiza palestra sobre depressão e prevenção ao suicídio

O encontro reuniu médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o segundo encontro sobre saúde mental. A ação reuniu médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Quem conduziu a palestra foi o médico psiquiatra, Alessandro Rodrigo Brandão Tavares, que abordou sobre quais iniciativas devem ser tomadas pelas equipes de saúde, no que diz respeito ao atendimento aos pacientes acometidos por transtornos como a depressão. O médico discorreu sobre os principais sintomas e possíveis mudanças de comportamento que podem estar ligados à depressão.

Em alusão ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), o psiquiatra também apresentou dados da Organização Mundial da Saúde, onde o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking entre todos os países do mundo em número de casos de suicídio. Esclareceu ainda sobre os fatores que podem influenciar na decisão de uma pessoa cometer tal ato e como identificar uma pessoa com ideação suicida.

O próximo encontro da série sobre saúde mental terá como tema a esquizofrenia.