Prefeitura de São Gonçalo oferta curso profissionalizante em Serrinha de Cima

O curso de capacitação para eletricista rural busca facilitar a inserção dos jovens são-gonçalenses no mercado de trabalho

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), disponibilizou curso profissionalizante de eletricista rural para os moradores da comunidade de Serrinha de Cima. As aulas aconteceram na escola Luiz França de Lima, com uma turma de 15 alunos.

O curso gratuito teve duração de 78 horas e foi direcionado aos alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e ex-alunos da instituição de ensino. Durante as aulas, os estudantes puderam adquirir todo conhecimento necessário para trabalhar com eletricidade de baixa tensão. Equipamentos e materiais foram disponibilizados para que todos pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, através da criação de pequenos circuitos para testes. Com o fim do curso, os jovens receberam certificação profissional nacional de eletricista rural, podendo desenvolver estruturas de suporte para construções rurais e também atuando em pequenas construções do meio urbano.

O diretor da escola, Roberto Bezerra Júnior, responsável por ceder o espaço para as aulas falou com emoção sobre a qualificação. “A nossa comunidade fica localizada na zona rural, o que dificulta a locomoção dos moradores para algumas regiões, sobretudo pelo alto custo com o transporte. A vinda de cursos assim para nossa região é de grande valia para os jovens que buscam qualificação profissional e não podem se deslocar para outros municípios. Foi uma oportunidade única’’, afirma o diretor.