Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza encontro com educadores do município

O encontro busca fortalecer a cultura local e aprofundar os conhecimentos sobre a história do município

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, nesta terça-feira (21), o encontro “São Gonçalo do Amarante: ressignificando saberes para uma educação transformadora”. O evento aconteceu no auditório do Campus do IFRN de São Gonçalo, e foi direcionado a professores e coordenadores do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O Boi Calemba Pintadinho, grupo do Mestre Dedé Veríssimo, foi o responsável pela apresentação cultural de abertura. Em seguida, uma palestra que teve como tema os aspectos históricos e culturais do município foi ministrada pelo Pe. André, historiador e curador do museu municipal. O diálogo com os participantes aconteceu na sequência, encerrando o evento.

O secretário municipal de Educação, Abel Soares, destacou a importância de fomentar debates sobre a história da cidade. “Durante o encontro, buscamos fortalecer a cultura de pertencimento à cidade. Um pertencimento que gere inclusão. Nós, enquanto educadores, precisamos incentivar e ser parte desse processo”, disse.

Idealizado pelo Núcleo de Apoio aos Professores Alfabetizadores da SME, a ação conta com o apoio da Fundação Cultural Dona Militana. A intenção do Núcleo é promover a pesquisa e aprofundar conhecimentos sobre a história do município, desde sua fundação até os dias atuais, a fim de aproximar docentes e discentes da realidade local.