(N)ATIVIDADE: Conheça o Muay Thai são-gonçalense

(N)ATIVIDADE: Conheça o Muay Thai são-gonçalense

A Equipe Samurai tem cerca de 5 anos e desenvolve um projeto que difunde os ensinamentos da modalidade para as mais diversas faixas etárias

O Muay Thai, também conhecido no Brasil como Box Tailandês, é uma Arte Marcial com mais de 2 mil anos de idade e com origem que se funde com a história do povo tailandês. As versões sobre a origem da modalidade são diversas, mas a mais aceita é a de que os seus primeiros praticantes eram originários da província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé (China Central). Neste período, seu povo migrava da região onde atualmente é a China para o então território Tailandês, em busca de terras produtivas e escapando do expansionismo Chinês. Como estratégia de defesa para os ataques de bandidos, eles sistematizaram as várias técnicas de lutas das tribos que constituíam o povo Thai, num método de luta chamado “Chupasart”.

No Brasil, a inserção do Muay Thay se deu por volta de 1979, introduzido por Nelio Naja. Em 1980, foi fundada a primeira associação de Muay Thai e em 1981, ocorreu o primeiro campeonato interestadual da modalidade, no Rio de Janeiro.

Muay Thai em São Gonçalo: a Equipe Samurai tem cerca de 5 anos e desenvolve um projeto que difunde os ensinamentos da modalidade para as mais diversas faixas etárias. Na academia, localizada no Amarante, os treinos buscam incluir jovens carentes e pessoas com deficiência.  No total, mais de 100 alunos já foram atendidos pela equipe, que também conta com atletas na comunidade de Uruaçu.

Emanuela Tavares, de 22 anos, é treinadora e praticante de Muay Thai há 5 anos. Neste período, vários alunos treinados por ela já participaram de competições no município. A treinadora sempre reforça o papel social da arte marcial na vida dos alunos. “A inclusão social é de extrema importância para trabalhar o tempo ocioso desses jovens, tirando-os da criminalidade. O esporte é uma peça fundamental enquanto fator de inclusão social”.

Quer fazer parte da Equipe Samurai? Basta realizar uma visita na academia do Amarante, na comunidade Uruaçu ou no espaço “Anjo azul”, no centro de São Gonçalo e realizar sua inscrição.

COMENTÁRIOS