Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe: cultura e arte tipicamente são-gonçalense

Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe: cultura e arte tipicamente são-gonçalense

Cerca de 100 artesãos estão cadastrados junto à Fundação Dona Militana e contribuem para a manutenção da cultura no Município

O artesanato é um trabalho que exerce grande influência na cultura e na economia através de artesãos dedicados e talentosos. Em São Gonçalo do Amarante esta já é uma antiga realidade e tem como lar o Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe.

Peças como panelas, copos, vasos e cofres são confeccionados diariamente pelos moradores São-gonçalenses. Romário Souza, artesão há mais de dez anos e morador do bairro Santo Antônio do Potengi, produz aproximadamente 400 peças por semana através do apoio que recebe da instituição. “Esta é minha fonte de renda. É com a venda do artesanato que sustento minha família”, afirma.

Atualmente, cerca de 100 artesãos estão cadastrados junto à Fundação Cultural Dona Militana. “Deste total, aproximadamente 25 famílias são beneficiadas diretamente com o material cerâmico que é produzido e exposto aqui no mercado. Brinquedos, quadros e peças que fazem alusão aos Santos Mártires de Uruaçu também estão expostas para venda nos stands”, complementa Jeane Ferreira, coordenadora do mercado.

Os benefícios concedidos aos artesãos cadastrados vão além do espaço para criação dos objetos de cerâmicas. Eles também contam com encaminhamento das peças confeccionadas para exposição em feiras de grande porte como a Fiarte e a Brasil Mostra Brasil, stands no próprio mercado e até cursos de qualificação em idiomas (inglês) visando expandir seu negócio também para os turistas.

A maior parte das peças produzidas já possuem destino certo, pois são feitas sob encomenda e seguem para mercados e estabelecimentos ao redor do estado. “Como é um material de longa durabilidade e a cidade de São Gonçalo já possui certa tradição e confiança do comércio, o número de pedidos para encomendas e a possibilidade de trabalhar com estoque torna atividade rentável para todos aqui”, finaliza o artesão Wellington Magno.

COMENTÁRIOS