Mais saúde: Conheça os serviços do NASF em São Gonçalo

Médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física fazem parte do projeto

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – Ab), atua com o objetivo de dar suporte as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) auxiliando na resolução de problemas das equipes de Estratégia de acordo com suas necessidades específicas. O NASF prioriza os atendimentos compartilhados e individuais aos seus usuários de acordo com a demanda de cada território, além de realizar a capacitação dos profissionais envolvidos nas ESF’s.

São Gonçalo do Amarante dispõe de duas equipes de NASF-Ab compostas por profissionais das mais diversas áreas da saúde como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física. Uma equipe oferece suporte à zona rural, nas comunidades de Guanduba, Jacaré Mirim, Bela Vista, Barro Duro, Rio da Prata, Poço de Pedra, Igreja Nova, Serrinha, Maçaranduba, Uruaçu e nos loteamentos. A outra equipe é voltada para a zona urbana, oferecendo suporte as áreas do Mangueirão, Serrada, Humaitá, Golandim I, II e III, Novo Amarante I e II e Olho D’água do Carrilho.

Ériko Mafra, professor de Educação Física da equipe, destaca o papel deste profissional para à saúde pública. “Promover saúde através de exercícios físicos devidamente orientados é fundamental para assegurar a qualidade de vida das pessoas, além de prevenir doenças crônicas como a obesidade. Um estilo de vida ativo pode, inclusive, diminuir o uso de medicamentos e melhorar a autoestima”.

Atualmente, centenas de pessoas são beneficiadas por este programa que funciona promovendo as ações de saúde na nossa rede municipal. “Dentre os serviços oferecidos à população estão a realização de atividades físicas associadas a uma alimentação saudável e diversas intervenções nas comunidades voltadas para a prevenção de agravos como a tuberculose ou doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, por exemplo.” Afirma Jalmir Simões, Secretário de Saúde Municipal.

Damiana Soares, uma das participantes do programa, relata a importância do serviço e seus inúmeros benefícios: “O acompanhamento do profissional é muito importante e fez toda diferença no processo de adaptação aos exercícios. Eu sempre fui sedentária, o que tornava difícil a realização de atividades simples do dia a dia, como varrer uma calçada. Aqui, o serviço do professor também é feito em conjunto com a nutricionista da equipe. Com tantos benefícios, eu mudei meu estilo de vida e me sinto cada dia melhor”, ressalta Damiana.

Para ter acesso aos serviços do NAFS é necessário um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).