Inclusão social é destaque no Desfile Cívico da Independência

_Evento foi marcado pela presença das famílias junto às escolas do município_

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, na última quinta-feira (06), o Desfile Cívico em alusão ao Dia da Independência que contou com apresentação de escolas da rede municipal e estadual de ensino, além da privada. Órgãos da administração pública, bandas de músicas de outras cidades, Fuzileiros Navais e Bombeiros Civis também estiveram presentes. O evento foi aberto pelo prefeito municipal, Paulo Emídio de Medeiros, seguido da Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Com o tema “Família e Escola: Construindo Valores e Promovendo a Inclusão”, várias escolas trouxeram os trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar e, junto aos estudantes e profissionais da educação, a família. A inclusão, proposta no tema, foi destaque do desfile. O CEMEF Dom Joaquim de Almeida, localizado no Centro da cidade, levou para avenida trabalhos que são utilizados como ferramenta de construção social, de inclusão e respeito entre alunos. A aluna do 5º ano da escola, Isabelle Fabiane, contou da alegria em levar a bandeira do Rio Grande do Norte durante o desfile: “Estou muito contente. Gostei muito de ter sido chamada para desfilar. Isso nos ensina a ter mais amor pelo nosso país”, disse.

Um dos grandes fatores de inclusão social no nosso município é a cultura. E a cidade berço da cultura popular do RN também foi um destaque durante o desfile. Muitas escolas homenagearam grandes artistas locais. A Fundação Cultural Dona Militana desfilou junto aos grupos que apoia, entre eles o Boi Calemba Pintadinho e Bambelô da Alegria, que trouxeram toda felicidade dos idosos do nosso município.

O esporte também marcou presença. A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) mostrou as diversas modalidades esportivas que recebem incentivo da Prefeitura. Já a Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência (SEMIPD) mostrou que trabalha para que todo são-gonçalense seja incluído socialmente.

Secretaria de Saúde; de Infraestrutura; de Desenvolvimento Econômico e Turismo; de Serviços Urbanos; de Habitação; Agropecuária; Tributação; Finanças; Relações Institucionais; Defesa Social; Assistência Social; Planejamento; de Administração, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto participaram do desfile.

Já era noite quando o desfile chegou ao fim. Uma verdadeira aula de inclusão, diversidade, cidadania e respeito.