Inaugurado sistema adutor Maxaranguape – São Gonçalo do Amarante

O ato aconteceu de forma virtual, através da página da prefeitura no facebook

Com 43,3 km de extensão e com projeção para atender 250 mil habitantes, o Sistema Adutor Maxaranguape – São Gonçalo do Amarante foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (24) pelo prefeito Paulo Emídio, o Paulinho. O ato aconteceu de forma virtual, através da página da prefeitura no facebook, e contou com participação do secretário nacional de Saneamento, Pedro Ronald Maranhão.

“A maior obra executada em São Gonçalo do Amarante vai garantir água para as próximas décadas e impulsionar o desenvolvimento do município. A estrutura é tão grandiosa que passa por Maxaranguape, Ceará Mirim, Extremoz e Natal para chegar a São Gonçalo do Amarante e abastecer à população. Sem falar na alta tecnologia que igual, no Brasil, só tem em mais dois municípios”, destacou Paulinho.

O sistema é constituído pela captação de água bruta do Rio Maxaranguape, em Ceará Mirim, com adutora principal e duas estações elevatórias de água tratada, três tanques de amortecimento unidirecional, três reservatórios, sendo dois elevados com capacidades de 1.000 m³ e 1.500 m³, e um apoiado, de 5.000 m³, além de uma estação de tratamento de água.

De acordo com Talita Karolina, diretora presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o equipamento vai abastecer, inicialmente, 9 mil pessoas. “O município vai oferecer mais de uma alternativa de fonte de suprimento de água, garantindo um incremento de 500 l/s à oferta de água à zona urbana do município, bem como dos distritos rurais ou mais afastados do centro urbano e aeroporto internacional”, disse.

A obra custou R$ 91.023.526,90, sendo R$ 79.780.880,58 por parte do Governo Federal e R$ 11.242.646,32 do município. Participaram da inauguração o ex-prefeito Jaime Calado, gestão que deu início as obras, vereadores e secretários municipais.