Guanduba recebe última reunião do Programa Agroamigo nesta quarta-feira (22)

A conclusão da edição 2017 do Programa Agroamigo acontece nesta quarta-feira (22), na comunidade Guanduba, no Clube GDCO, às 9h. A realização é da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada) e em parceria com a EMATER e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Essa última reunião tem o objetivo de oferecer linha de crédito e fazer um balanço do programa no município durante este ano, em relação ao número de microfinanciamento realizados, bem como uma prestação de conta por parte da gestão municipal – e da EMATER com ações desenvolvidas em Guanduba, destinadas aos pequenos agricultores naquela região como Oiteiros, Jacobina, Arisco, Jacaré-Mirim e Capim-Açu.

“A realização desse encontro na comunidade de Guanduba é muito importante por ser uma das regiões de maior potencial produtor de hortaliças do município, claro, com apoio da gestão municipal através do corte de terra, distribuição de sementes, escavação de barreiros, apoio técnico, além de linha de crédito aos agricultores para financiar e incrementar sua produção”, ressalta Regina Tinoco, secretária da SEMADA.

Sobre o Agroamigo

O Agroamigo é um programa de microfinanciamento rural do Banco do Nordeste, cujo objetivo é melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
As reuniões acontecem uma vez por mês nas comunidades rurais, onde os agricultores fazem suas propostas de financiamento aos ‘agentes de microcrédito’ do BNB. Cada agricultor pode receber, se aprovada a proposta, até cinco mil reais e um bônus de 25% de desconto no valor da parcela. O período de pagamento é de 24 meses.