Fórum abre atividades da ‘Semana do Bebê’ em São Gonçalo

Com objetivo de apresentar o “Plano Municipal Pela Primeira Infância”, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN fez abertura da “III Seman

Com objetivo de apresentar o “Plano Municipal Pela Primeira Infância”, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN fez abertura da “III Semana do Bebê” com a realização do Fórum “Todos Juntos Pela Primeira Infância”, nesta terça-feira, dia 14. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com participação do prefeito Paulo Emídio (Paulinho).

O ‘Plano Municipal Pela Primeira Infância’ consiste em apoiar as políticas públicas voltadas para as crianças de zero a seis anos – tendo sido formalizado em 2015, sendo um conjunto de metas a serem atendidas num prazo de 10 anos, ou seja, até 2025. “O encontro de hoje trata-se de um chamamento para que os atores públicos e os cidadãos possam entender quais as ações que o município já oferta e quais as estratégias que vão ser implementadas para garantir os direitos das gestantes e o da primeira infância”, afirmou a técnica da Assistência Social, Mayra Godzicki.

A assistente social Karol Lopes ressalta que um dos objetivos do plano já foi alcançado, a relocação da Casa Abrigo que estava em uma área isofônica. “A construção realizada na comunidade de Santo Antônio só foi possível graças à contrapartida municipal e também a emenda de R$ 300 mil, da deputada federal Zenaide Maia. A nova adaptação vai garantir um serviço de maior qualidade para as crianças”, disse.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Paulinho, além de ratificar o empenho do município para a manutenção e o fortalecimento das atividades na área da assistência social, também confirmou o lançamento de mais um programa que deverá atender as mães são-gonçalenses. “Estamos criando um ‘kit gestante’ com doação de enxoval para auxiliar as mães e os bebês”, assegurou o gestor.

O Secretário de Assistência Social, Antônio Neto, também confirmou avanços alcançados pela pasta, que deverá pleitear o Selo Unicef – certificado que estimula decisões estratégicas por meio dos indicadores sociais, otimizando os recursos humanos e financeiros, em benefício das crianças e adolescentes. “Pretendemos articular ações para melhorar os índices, investindo na melhoria dos serviços e na estrutura dos CRAS, beneficiando assim o público-alvo e suas famílias”, disse o secretário.

A primeira-dama, Terezinha Maia, afirmou acompanhar as ações da Assistência Social e destacou a adesão do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). “O FIA já está legalizado e será abastecido com recursos municipais e por doação de terceiros, que irão aprimorar atividades orientadas para as crianças de São Gonçalo”, disse Maia.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Márcia Soares chamou atenção para a mortalidade infantil e reconheceu os esforços da administração pública local. “O que observamos hoje aqui é uma gestão comprometida e sensibilizada com a primeira infância. Se construirmos esse alicerce, através da saúde, da assistência básica e da educação, teremos a possibilidade de formar um adolescente ou um adulto com uma vida mais digna”, finalizou a parlamentar.

COMENTÁRIOS