Festival de Teatro Pedro Miranda revela talentos e proporciona acesso ao mundo dos palcos

O Festival de Teatro Pedro Miranda segue até o próximo sábado (9)

A 2ª edição do Festival de Teatro Pedro Miranda segue movimentando a classe artística do nosso município e também a comunidade externa. Oficinas, apresentações culturais, workshops, palestras e debates com o público sobre a concepção dos espetáculos estão acontecendo diariamente no Teatro Municipal.

Berço da cultura popular no Rio Grande do Norte, São Gonçalo é uma cidade repleta de talentos. Fernanda Abreu, estudante do curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, é um deles. Essa é a segunda participação dela no Festival. O grupo Cangáia, do qual Fernanda faz parte, foi o grupo mais premiado no Festival do ano passado ao encenar o espetáculo Trajeto Negro. Com a participação no festival, o grupo ganhou visibilidade e pôde se apresentar até em emissoras de TV do estado.

Nesta edição, o grupo Cangáia fez a apresentação do espetáculo “Morte Vida Severina”, uma adaptação do livro de mesmo nome, do autor João Cabral de Melo Neto; que retrata, entre outras coisas, a morte, a seca e a dificuldade do sertanejo na busca por uma vida melhor. O grupo ainda relacionou ao espetáculo temas bastantes atuais, como depressão, suicídio e ansiedade.

Fernanda conta que o Festival de Teatro ajuda não só na questão da visibilidade dos artistas e dos grupos, mas também na valorização do teatro pela comunidade externa. “O Festival nos ajuda a ter um destaque maior e essas ações, que estimulam a participação do público de forma gratuita, ajudam as pessoas a conhecer e valorizar a cultura da nossa cidade que é tão rica. Durante esses dias, o público não apenas tem acesso às apresentações, mas conhecem os processos de produção e concepção das encenações”, disse.

O Festival de teatro Pedro Miranda segue até o próximo sábado (9), com show de encerramento dos artistas são-gonçalenses França e Marli Miranda, no Teatro Municipal.