Escolas da rede municipal de São Gonçalo oferecem merenda de qualidade

Ao todo, 12.302 alunos são atendidos regularmente com merenda escolar nas 56 instituições públicas educacionais de São Gonçalo do Amarante/RN. A informação é da nutricionista Deise Lima, que atua na Secretaria Municipal de Educação.
Recentemente, o Conselho de Alimentação Escolar realizou visita técnica em unidades escolares para averiguar a veracidade das práticas alimentares dos estudantes. Segundo uma das membras do órgão, Dalvaci Pinheiro, foi constatado que o Programa Nacional de Alimentação Escolar é planejado e desenvolvido, no município, de forma a atender todos os requisitos de qualidade.
O investimento médio em alimentação é de R$ 160.000,00 mensais para toda a rede municipal da educação básica: educação infantil, creches, escolas do ensino integral e ensino fundamental, além do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Dependendo da modalidade, a instituição realiza entre duas a quatro preparações por dia. A merenda é balanceada e inclui frutas, cereais, carnes e verduras.
A equipe de nutricionistas do município também realiza fiscalização diária nas escolas públicas. O objetivo é averiguar os serviços alimentares e realizar pesquisas lúdicas com as crianças para atender as necessidades das mesmas. “Os cardápios são variados de acordo com a faixa etária, priorizando a culinária regional e levando em consideração os hábitos de alimentação das crianças”, afirmou Deise Lima.
A gestão em educação reconhece o valor da alimentação de qualidade. Prova disto é que o município ganhou, em 2016, pelo Ministério da Educação, um Prêmio referente ao cultivo de hortas – desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Luiz de França Lima. Além disso, o cardápio elaborado pelo município, publicado em Brasília, no ano passado, serviu de modelo para as demais escolas do Brasil.
Para fortalecer ainda mais o programa alimentar no município, a Secretaria Municipal de Educação realiza: testes de aceitabilidade na merenda escolar com os alunos; substituição de alimentos para o público infantil com restrições alimentares e a oferta de complemento nutricional para crianças desnutridas.
O órgão também atendem as exigências preconizadas pelo Ministério do Trabalho e distribui os Equipamentos de Proteção Individual para as merendeiras do município. Sendo assim, as profissionais, além de se manterem em segurança, atendem aos requisitos de higiene que é fundamental para a preparação de uma alimentação de qualidade, a fim de contribuir para o desenvolvimento intelectual da criança.