Escolas da rede municipal de São Gonçalo oferecem merenda de qualidade

Escolas da rede municipal de São Gonçalo oferecem merenda de qualidade

“Os cardápios são variados de acordo com a faixa etária, priorizando a culinária regional e levando em consideração os hábitos de alimentação das crianças”

Ao todo, 12.302 alunos são atendidos regularmente com merenda escolar nas 56 instituições públicas educacionais de São Gonçalo do Amarante/RN. A informação é da nutricionista Deise Lima, que atua na Secretaria Municipal de Educação.
Recentemente, o Conselho de Alimentação Escolar realizou visita técnica em unidades escolares para averiguar a veracidade das práticas alimentares dos estudantes. Segundo uma das membras do órgão, Dalvaci Pinheiro, foi constatado que o Programa Nacional de Alimentação Escolar é planejado e desenvolvido, no município, de forma a atender todos os requisitos de qualidade.
O investimento médio em alimentação é de R$ 160.000,00 mensais para toda a rede municipal da educação básica: educação infantil, creches, escolas do ensino integral e ensino fundamental, além do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Dependendo da modalidade, a instituição realiza entre duas a quatro preparações por dia. A merenda é balanceada e inclui frutas, cereais, carnes e verduras.
A equipe de nutricionistas do município também realiza fiscalização diária nas escolas públicas. O objetivo é averiguar os serviços alimentares e realizar pesquisas lúdicas com as crianças para atender as necessidades das mesmas. “Os cardápios são variados de acordo com a faixa etária, priorizando a culinária regional e levando em consideração os hábitos de alimentação das crianças”, afirmou Deise Lima.
A gestão em educação reconhece o valor da alimentação de qualidade. Prova disto é que o município ganhou, em 2016, pelo Ministério da Educação, um Prêmio referente ao cultivo de hortas – desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Luiz de França Lima. Além disso, o cardápio elaborado pelo município, publicado em Brasília, no ano passado, serviu de modelo para as demais escolas do Brasil.
Para fortalecer ainda mais o programa alimentar no município, a Secretaria Municipal de Educação realiza: testes de aceitabilidade na merenda escolar com os alunos; substituição de alimentos para o público infantil com restrições alimentares e a oferta de complemento nutricional para crianças desnutridas.
O órgão também atendem as exigências preconizadas pelo Ministério do Trabalho e distribui os Equipamentos de Proteção Individual para as merendeiras do município. Sendo assim, as profissionais, além de se manterem em segurança, atendem aos requisitos de higiene que é fundamental para a preparação de uma alimentação de qualidade, a fim de contribuir para o desenvolvimento intelectual da criança.

COMENTÁRIOS