Economia

Economia

São Gonçalo rumo ao desenvolvimento. São Gonçalo do Amarante é hoje um dos municípios que mais crescem no Rio Grande do Norte. Compondo a Região Me

São Gonçalo rumo ao desenvolvimento.

São Gonçalo do Amarante é hoje um dos municípios que mais crescem no Rio Grande do Norte. Compondo a Região Metropolitana de Natal, é o 4º município mais populoso do Estado, com uma população de 99.724 pessoas, conforme estimativa do IBGE (2016). O município destaca-se como a terceira maior economia em arrecadação de impostos do RN e conta também com um dos melhores indicadores de qualidade de vida do estado.

A cidade vem passando por grandes transformações político-administrativas nos últimos anos e é considerado uma das economias mais fortes do RN. O Aeroporto Internacional Aluísio Alves, uma das estruturas mais modernas de aeroportos do mundo, é responsável por dinamizar a economia local, garantindo grande fluxo econômico para a cidade e região, o que coloca a cidade com uma das principais portas de entrada do RN. Apresenta também, nos últimos anos, grandes mudanças na sua estrutura urbana, com grande potencial de desenvolvimento, sobretudo pela sua situação geográfica estratégica, que o coloca como potencial de recepção de projetos regionais, nacionais e até internacionais.

São Gonçalo do Amarante é o município que mais gerou empregos nos últimos anos no RN e com perspectivas ainda maiores melhores para os próximos anos, que colocará a cidade como uma referência no Norte-Nordeste.

ECONOMIA POR SETOR

A economia de São Gonçalo do Amarante-RN baseia-se, em sua maior parte, no setor terciário, responsável por quase metade da economia do município. O comércio da cidade se destaca na venda de produtos alimentícios, em estabelecimentos comerciais, como bares, lanchonetes, mercados, mercearias, supermercados e uma variedade de pequenas lojas espalhadas pelo município. Além de produtos alimentícios, há também destaque para a comercialização de artefatos culturais, borrachas, materiais usados na construção, produtos farmacêuticos, roupas e tecidos. O artesanato e o turismo são outras importantes atividades econômicas desenvolvidas em São Gonçalo do Amarante.

O setor primário contribui modestamente com o produto interno bruto municipal, com menos de 2%. No setor primário destaca-se a agricultura de subsistência, principalmente o cultivo voltado para a produção de frutas e legumes. Na pecuária, destacam-se a criação de bovinos (voltados à produção de leite), de porcos, de caprinos e de ovinos. No setor de pesca destaca-se a criação de crustáceos e moluscos, principalmente camarão, marisco, ostra e sururu. A carcinicultura é desenvolvida ao longo do rio Potengi, principalmente em áreas de mangues. São Gonçalo do Amarante possui ainda dois apiários, um onde se criam abelhas e outro para a produção de mel.

O setor secundário é responsável pela segunda maior parcela do PIB (Produto Interno Bruto) de São Gonçalo do Amarante, responsável por contribuir com quase um terço da economia do município. A indústria mais abundante é a cerâmica vermelha, com destaque para produção de tijolos. Na comunidade de Serrinha, a 18 Km da sede do município, a extração mineral de pedreiras, usadas na pavimentação de ruas e avenidas e na construção civil, é uma das principais fontes de renda da comunidade. Na divisa entre os municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, encontra-se o Distrito Industrial de Natal, com várias indústrias instaladas, com diversos ramos de atividades, gerando emprego e renda aos habitantes de São Gonçalo do Amarante e aos demais municípios da Região Metropolitana.

DESTAQUES DA ECONOMIA LOCAL

AGRICULTURA

São Gonçalo do Amarante possui uma agricultura predominantemente de subsistência, com a produção voltada para o cultivo da mandioca, feijão, banana, coco da baía, milho, batata doce, hortaliças e legumes. A agricultura para a comercialização, embora pouco expressiva, pode ser observadas nas lavouras de cana de açúcar, banana, abacaxi e no plantio do caju para extração da castanha.

PECUÁRIA

O município de São Gonçalo do Amarante tem se destacado na pecuária, em especial na criação bovina, destinada a produção de leite. O município ainda conta com a criação de porcos e galinhas para abate, como também para produção de ovos. No município ainda podemos encontrar criações de ovinos e caprinos.

PESCA

Na atividade pesqueira o município se destaca com a criação de crustáceos e moluscos, principalmente a criação em cativeiro de camarões, como também a extração de moluscos dos manguezais como ostra, sururu e marisco. Os povoados com maior representação da atividade pesqueira são: Barreiros, Rego Moleiro, Uruaçu e Pajuçara.

COMÉRCIO

O comércio de São Gonçalo do Amarante está voltado, na grande maioria, para o setor de venda de produtos alimentícios como supermercados, mercadinhos e mercearias. O ramo de alimentos prontos como bares, restaurantes e lanchonetes também respondem por uma parcela significativa do comércio local. Outras atividades comerciais que se destacam são as de material de construção, armarinhos e artefatos para presentes, oficina mecânica, borracharia, soldadores, venda de tecidos, vestuário e farmácias.

INDÚSTRIA

O maior destaque no setor industrial de São Gonçalo do Amarante-RN é o a indústria cerâmica, que se destaca com a produção de tijolos. O município ainda abriga nos seus limites indústrias que atuam na transformação de produtos que geram emprego e renda para os moradores de São Gonçalo e da Grande Natal. Extrativismo Mineral: Distante 18 km da sede de São Gonçalo do Amarante está localizada a comunidade de Serrinha, onde a extração mineral sustenta 80 % das famílias. Nas pedreiras são retiradas manualmente pedras de paralelepípedo que abastecem toda a região da Grande Natal. A produção mensal chega a 5 mil toneladas de pedras, comercializadas com as empresas de construção civil e de pavimentação.

APICULTURA

O município já conta com um apiário municipal administrado pela Associação dos Apicultores de São Gonçalo do Amarante com mais de 20 associados. O criadouro de abelhas está instalado na fazenda Emparn (antiga fazenda Hockfeller) na comunidade de Novo São Gonçalo. A produção de mel é feita ainda em outro apiário, que reúne mais cinco criadores. Os dois se encarregam pela comercialização e abastecimento do produto no mercado local.

INFRAESTRUTURA DA CIDADE

São Gonçalo do Amarante-RN é considerada a segunda cidade do Brasil no ranking dos municípios com menos de cem mil habitantes com alto desempenho e desenvolvimento em infraestrutura. O estudo de 2016 se baseou em três indicadores principais: número de casas com internet fixa de alta velocidade; índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorrem paralisações no sistema hídrico. Pela análise, a cidade proporciona as condições adequadas de moradia para seus habitantes. Esse ranking faz parte da pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, o que coloca São Gonçalo do Amarante em um patamar de elevado desenvolvimento e capacidade privilegiada, projetando a cidade e atraindo investimentos em vários segmentos da economia local. Mas não é só isso.

A cidade de São Gonçalo do Amarante apresenta um dos maiores potenciais em termos de infraestrutura para instalação de novos negócios. Abriga o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves), o principal do Estado do Rio Grande do Norte e um dos melhores do país. Entre os terminais de médio porte, foi considerado em 2016 como o melhor do Brasil. Da mesma forma, o complexo é o melhor em 11 quesitos, dentre eles as categorias “conforto”, “atendimento”, “limpeza geral” e “transporte público”. Em outubro de 2015, foi eleito o melhor terminal de passageiros do país. Em Setembro de 2016 o aeroporto foi apontado como o Maior Exportador do Nordeste. Considerado um polo de atração de empresas exportadoras, o Aeroporto eleva o grau de competitividade do transporte de cargas e passageiros no Estado devido a sua proximidade com o continente europeu. É considerado uma das alavancas para a economia potiguar nos próximos anos.

Outro ponto de destaque da cidade é seu sistema de adutora, com capacidade para abastecer 400 mil habitantes durante os próximos cinquenta (50) anos, que capta água do rio Maranguape. Trata-se do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de São Gonçalo do Amarante (SAAE) funciona atualmente como um dos sistemas mais eficientes do estado.

COMENTÁRIOS