Dezembro Vermelho: informação no combate ao HIV/AIDS

Dezembro Vermelho: informação no combate ao HIV/AIDS

O movimento Dezembro Vermelho busca promover ações de conscientização, prevenção, assistência e proteção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS

O movimento Dezembro Vermelho busca promover ações de conscientização, prevenção, assistência e proteção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

O que é AIDS?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que acomete o sistema imunológico humano e é causada pelo vírus HIV.  O vírus é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso do preservativo (o contágio pode ocorrer até mesmo no sexo oral); transfusões sanguíneas com sangue contaminado; de mãe para filho durante a gestação, parto e amamentação.

Diferença entre HIV e AIDS:

HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema imunológico.  O HIV tem 3 etapas de desenvolvimento no organismo humano, a infecção aguda, latência e a AIDS. Com a descoberta do vírus no início do processo de contágio, na etapa 1, o tratamento é melhor aplicado, impedindo que o HIV possa chegar no terceiro estágio e ocasionar a AIDS.  Algumas pessoas com HIV não tem Aids.

Sintomas:

Com a infecção do vírus HIV, o sistema imunológico passa a ser atacado, fragilizando assim a imunidade do portador. Essa é a primeira fase, chamada de infecção aguda.  Durante essa etapa o vírus passa pelo período de incubação, tendo suas primeiras manifestações apenas no espaço de tempo de 3 a 6 semanas. Os sintomas se assemelham a um resfriado, levando o paciente a ter febre e mal-estar.

Passado o período de infecção aguda, o soropositivo para HIV pode ficar um período de 8 a 10 anos sem manifestar nenhum sintoma. Esse processo é a segunda fase da infecção do vírus, chamada de latência. Porém, mesmo sem manifestar os sintomas da doença, o soropositivo pode transmitir o vírus durante relações desprotegidas (sem o uso de preservativo).

Durante esses anos o vírus se espalha e enfraquece o organismo que não recebe o tratamento, dando início a terceira fase da infecção, a AIDS. Os principais sintomas da doença são:

  • Febre persistente
  • Tosse seca prolongada e garganta arranhada
  • Suores noturnos
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • Dor de cabeça e dificuldade de concentração
  • Dor nos músculos e nas articulações
  • Cansaço, fadiga e perda de energia
  • Rápida perda de peso
  • Candidíase oral ou genital
  • Diarreia, náusea e vômitos
  • Manchas avermelhadas ou feridas na pele

É comum que os infectados também venham a ter vários tipos de infecções.

Tratamento:

A cura para a AIDS anda não foi descoberta, mas o controle da doença pode ser feito através de medicamentos. O Tratamento de um soropositivo inclui acompanhamento periódico do médico, assim como realização de exames e o uso de antirretrovirais, buscando manter a doença sob controle e fortalecendo sua imunidade. Os medicamentos antirretrovirais do conquetel são fornecidos pelo SUS.

É importante que a doença seja identificada o quanto antes, facilitando o tratamento. Vá a um posto de saúde e realize o teste, caso haja alguma dúvida.

 Como prevenir:

Como a principal forma de contágio da doença é através de relações sexuais, se faz necessário o uso de preservativo durante todas as relações. Os preservativos podem ser adquiridos gratuitamente em postos de saúde ou comprados em supermercados e farmácias.

Outras formas de prevenir a doença são: Utilizar seringas e agulhas descartáveis; compartilhamento fazer uso de luvas para entrar em contato com ferimentos e fluídos corporais; no caso de gestantes portadoras do vírus. Seguir o tratamento adequado para AIDS durante a gravidez pode evitar a contaminação do bebê.

COMENTÁRIOS