“Dança São Gonçalo” supera expectativas dos organizadores

Festival contou com exibições competitivas e não-competitivas agregando cultura e valorização da dança no RN

O 1º “Dança São Gonçalo”, que foi realizado no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante nos dias 08, 09 e 10 de setembro, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura Dona Militana, foi considerado um sucesso pelos organizadores.

“Eu considero o evento um sucesso. Recebemos diversos elogios e contamos com grandes talentos da dança do Nordeste”, exaltou o organizador Arthur Oliveira, Arthur Oliveira, que é delegado do Rio Grande do Norte eleito pelo Conselho Brasileiro de Dança. “Nossa expectativa é de realizarmos outras edições em São Gonçalo”, adianta.

O festival contou com exibições competitivas e não-competitivas agregando a cultura e valorização da dança no Rio Grande do Norte, e possibilitando a aproximação entre escolas, grupos e companhias de dança, coreógrafos, professores e diretores profissionais e semiprofissionais, bem como expondo os trabalhos e agregando conhecimento aos envolvidos.

Ao todo, foram envolvidos 160 bailarinos, entre apresentações de companhias de dança profissionais convidadas e mostra competitiva nas modalidades: clássicos de repertório, clássicos livres/neoclássicos, contemporâneo, estilo livre, danças urbanas, jazz e dança popular.

Mas a programação também teve mostra não-competitiva para todas as idades e estilo, além de seminários de ballet clássico, dança contemporânea, metodologia para professores e danças urbanas, palestras e homenagem a dançarinos do estado.

O Dança São Gonçalo premiou as melhores apresentações com medalhas, troféus, dinheiro e prêmios especiais.