Covid-19: professores de São Gonçalo usam alternativas digitais para manter rotina de atividades dos alunos

Plataforma 'Clickideia' e aplicativo 'WhatsApp' têm sido grandes aliados dos professores e alunos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante/RN está adaptando a rotina de aprendizado dos alunos ao isolamento social. Escolas da rede municipal de ensino estão executando atividades pedagógicas não presenciais através de plataforma digital e aplicativo de mensagens instantâneas. Mais de 13 mil alunos foram afetados com a suspensão das aulas, desde o dia 18 de março, devido às medidas de prevenção ao Covid-19.

De acordo com o secretário Othon Militão, a SME criou um plano emergencial de atendimento aos alunos para manter a rotina de atividades, estimular os estudantes e minimizar perdas no processo de aprendizagem. O gestor destaca que o Ministério da Educação (MEC) reconhece essas ações como atividades complementares.

“As equipes pedagógicas das escolas têm autonomia para desenvolver tarefas que se adequem ao melhor formato, e ferramenta, com a comunidade escolar. Temos escolas que estão usando o ‘Clickideia’, um portal online, para as atividades. Outras, onde os alunos e os professores não têm acesso a smartphones e tablets, o gestor imprime as atividades e os pais recebem na escola uma vez na semana. Cada uma com sua realidade local”, disse o secretário.

Na Escola Municipal em Tempo Integral Alfredo Mesquita Filho, em Alagadiço, comunidade rural, a equipe pedagógica adotou usar o portal Clickideia para disponibilizar atividades e tarefas aos alunos. Segundo o diretor Tonny Almeida, 60% dos alunos estão utilizando a ferramenta e tendo acesso aos conteúdos.

“Toda segunda-feira os professores lançam as atividades da semana. São 15 exercícios para os sete dias, que também precisam ser escritos no caderno para registro. Já as redações são enviadas pelo portal e corrigidas pelos professores, com nota”, disse Tonny.

O diretor ainda ressaltou que o empenho e dedicação dos pais têm sido fundamentais nesse processo. “Sem os pais não conseguiríamos colocar em prática essas atividades pedagógicas, já que os smartphones são deles. Eles quem orientam e ajudam os filhos”.

Já na Escola Municipal Varela Barca, em Barreiros, zona urbana, além do Clickideia as atividades estão sendo enviadas através do aplicativo de mensagens instantâneas ‘WhatsApp’. “Criamos grupos com os pais, e os professores estão enviando atividades, videoaulas, orientações e tarefas, com prazo de entrega e resultado de avaliações. Está funcionando como uma sala de aula virtual”, enfatiza a diretora, Francisca Tereza.

Assim como em Alagadiço, os pais da Varela Barca têm colaborado e participado ativamente do processo. “Os pais estão participativos e os alunos empolgados. Tem família que os pais não têm o celular, e pede aos tios, vizinhos, mas não deixam os filhos sem as tarefas. Está sendo maravilhoso toda essa união em prol da educação”, observa a diretora.

Outro detalhe interessante relatado pelos diretores é que, mesmo em casa, alguns alunos reservam horário para estudar e vestem a farda da escola para caracterizar, ainda mais, a rotina de estudos.

Portal Clickideia
O Portal Clickideia é uma plataforma de ensino e aprendizagem digital na web, que apresenta conteúdos didáticos voltados para as disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, materiais específicos para a Educação Infantil e ferramentas interativas de criação, publicação e comunicação.