Conheça a Vigilância Sanitária em São Gonçalo do Amarante

Conheça a Vigilância Sanitária em São Gonçalo do Amarante

O setor realiza o trabalho de fiscalização de estabelecimentos com intuito de prevenir riscos à saúde da população

A vigilância sanitária (Visa), segundo o que determina a Lei, é um “um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”. A vigilância realiza o controle dos bens de consumo dos produtos que estão ligados a saúde, seja de forma direta ou indireta, desde a sua produção até seu consumo, bem como a prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

A equipe de profissionais da Visa em São Gonçalo do Amarante é composta por fiscais das áreas de educação física, enfermagem, além de outros profissionais da saúde, que atendem as demandas em diversos setores como o de alimentos, serviços de saúde, medicamentos e produtos, serviços de interesse a saúde (academias, estúdios de tatuagens e salões de beleza, por exemplo).

Além do trabalho de prevenção, o órgão também recebe denúncias, que são feitas quando a população encontra alguma irregularidade em determinado estabelecimento comercial. Algumas dessas denúncias, como por exemplo quando há desperdício de água servida, são repassadas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável por essas demandas. Ao realizar uma denúncia, a pessoa mantém sua identidade preservada.

A coordenadora da vigilância em São Gonçalo, Brena Rafaela Soares, ressalta a importância da colaboração por parte da população. “Todos devem colaborar com a vigilância. Desta forma, conseguimos chegar aos mais diversos lugares e atuar de maneira cada vez mais abrangente”, disse. Além disso, a coordenadora fala sobre a importância da Licença Sanitária. “O Alvará Sanitário é um documento muito importante, seja para o proprietário ou para a população, que passa a ter certeza de estar consumindo um produto sem riscos à saúde. É uma forma eficaz de controle, pois o estabelecimento só recebe essa licença quando está dentro das normas da Vigilância Sanitária”.

COMENTÁRIOS