Conheça os programas de incentivo da secretaria de Agricultura para os pequenos produtores rurais

Apoiadora do trabalhador rural, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (SEMADA), promove programas de incentivo ao trabalhador do campo. Através de ações de distribuição de sementes, locação de maquinas de corte de terra e facilitação de empréstimos, o agricultor são-gonçalense é estimulado a manter suas atividades no campo.

Programas SEMADA:

Programa de Corte de Terra: A prefeitura disponibiliza tratores para o corte de terra na preparação do plantio e os usuários do programa podem permanecer com o maquinário por até 3h. Para receber esse benefício, o pequeno agricultor deve realizar um cadastro na sede da SEMADA

Programa de Distribuição de Sementes: Em parceria com o Governo do Estado do RN, através da EMATER, é realizada uma distribuição anual de sementes de milho e feijão para os pequenos agricultores do município. Para receber essas sementes, o agricultor tem que estar cadastrado no banco de sementes do governo do RN.
Em 2018, 553 famílias foram atendidas pelo programa, totalizando mais de 4.990 kg de sementes distribuídas.

Programa de Credito Rural Para os Pequenos Agricultores: A ação do Banco do Nordeste acontece em parceria com a prefeitura e a EMATER. A prefeitura mobiliza os agricultores da zona rural para participar de reuniões com os agentes do Banco do Nordeste, responsável pela liberação do crédito rural. O financiamento ajuda o produtor rural com aquisições de insumos, maquinário e matéria-prima. Para participar do programa o agricultor precisa ter o DAP (declaração de aptidão ao Pronaf). Em 2017 foram investidos mais de 480 mil reais no município através desse programa de apoio ao pequeno agricultor.

Programa de Escavação de Pequenos Barreiros: O projeto consiste na escavação de pequenos barreiros para o armazenamento de água das chuvas. A água armazenada é utilizada em época de estiagem para ser ofertada aos animais e usada no processo de irrigação.

Segundo dados da SEMADA, 2017 foi o ano de maior produção agrícola dos últimos 5 anos no município.