Conheça o projeto Mães do Guajiru

Conheça o projeto Mães do Guajiru

O projeto foi criando em 2018 e busca incentivar a participação das futuras mamães no pré-natal

O pré-natal busca orientar a futura mamãe sobre os cuidados necessários durante a gestação. Sua realização representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias (doenças) tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Veronica Barreto, médica da Unidade de Saúde do Guajiru, em São Gonçalo do Amarante, percebeu que muitas gestantes estavam abandonando o pré-natal durante a gestação. Dentre os principais motivos relatados pelas pacientes, estava a falta de incentivo para participar das consultas de rotina.

Buscando reverter este quadro, a profissional de saúde resolveu presentear as gestantes do município com ensaios fotográficos que compreendiam o período entre a gravidez e o nascimento dos bebês. Segundo a médica, a idéia surgiu com o objetivo de registrar esses momentos tão marcantes, além de fortalecer a ligação afetiva entre mães e filhos.

O projeto Mães do Guajiru foi lançado em 2018 e atende atualmente 15 mulheres. Ednalva Aciole, faz parte do grupo e reforçou a importância do projeto. “Estou aprendendo coisas novas a cada consulta. Essa é minha terceira gravidez, mas está tudo tão diferente que parece ser a primeira”, afirmou Ednalva.

Os ensaios foram realizados em diversos pontos da cidade. As roupas, adereços e a maquiagem também são disponibilizados pela médica.

O projeto é gratuito e a condição para participação é que todas as mulheres permaneçam no acompanhamento pré-natal na unidade de saúde, que acontece quinzenalmente, com a realização de palestras, exames preventivos e atividades educativas.

Atualmente, Verônica conta com o apoio de sua equipe na Unidade de Saúde e com a colaboração da sua amiga, Rose Medeiros, para a realização das fotos.

COMENTÁRIOS