Biblioteca SESI em São Gonçalo é a 2ª mais acessada do RN

A Biblioteca Pública Profª Josefa Maria Antunes Soares, localizada na Praça Eliane Barros, no conjunto Amarante, atingiu o 2º lugar estadual, no uso de serviços pela população são-gonçalense, no ano de 2016, de acordo com o levantamento realizado pelo SESI.

Segundo dados, a Biblioteca teve um aumento significativo no número de atendimentos mensais no ano passado, com 752 acessos em Janeiro para mais de 2 (dois) mil no decorrer dos meses de maio a novembro. Os atendimentos compreendem: leitura na biblioteca, livros emprestados e acesso à informática.

De acordo com o SESI, a Biblioteca obteve 16.345 acessos, em 2015. Já em 2016, houve um aumento de mais de 7 mil atendimentos, contabilizando o total de 23.918 registros, representados em 11.08% de uso de internet, 17.71% de empréstimos de livros e 71.20% de leituras no local.

Apesar da acessibilidade a Internet, o que mais surpreende é o aumento gradativo e significativo no número de leitores no ambiente da biblioteca. Em 2015, esse número era representado por 13.299 pessoas, em 2016 chegou a 17.030 leitores. Esses dados representam o reflexo na mudança de hábitos da população são-gonçalense.

A Biblioteca Pública Profª Josefa Maria Antunes Soares faz parte do programa “SESI Indústria do Conhecimento” – espaços multimídia instalados em municípios, que dispõem de materiais educativos e de circulação nacional, com laboratório de informática, espaço para leitura, entre outros. O objetivo é promover a inclusão digital e o acesso das comunidades à informação e ao conhecimento.

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante é a principal parceira deste programa, realizando a manutenção e o abastecimento do espaço através de compra de materiais e de disponibilização de pessoal. Além disso, promove incentivo à leitura por meio de premiações anuais para os frequentadores da biblioteca.
Este é o ranking das Bibliotecas SESI mais acessadas no Rio Grande dor Norte, no ano de 2016:
1) Natal – 33.888

2) São Gonçalo do Amarante – 23.918