Audiência pública discute educação, cidadania e democracia junto à juventude são-gonçalense

A audiência pública contou com a participação de jovens e adolescentes que fazem parte dos programas de vínculos da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)

Com o objetivo de promover a educação através da cidadania e incentivar a participação da juventude nas diversas ações e programas municipais, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante em parceria com a Câmara de Vereadores do município realizou audiência pública direcionada para os jovens são-gonçalenses sob o tema: “Educação para Cidadania Democrática – Eleitor do Futuro”.

O encontro contou com a participação de jovens e adolescentes que fazem parte dos programas de vínculos da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

“Hoje estamos cumprindo o 5º desafio proposto pelo Unicef, que é fortalecer a participação de adolescentes no processo eleitoral. Além disso, vamos apresentar os desafios que deverão ser executados até 2020, ano final desta etapa do Selo”, afirma Renata Brito, idealizadora do projeto NUCA.

A audiência busca atender os direcionamentos propostos pela Unicef, onde os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

NUCA

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas.

UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças e contribuir para seu desenvolvimento.

O UNICEF rege-se pela Convenção sobre os direitos da criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.