1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF será promovido em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e a Comissão Intersetorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovem na próxima terça-feira (28), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado, no Auditório do IPREV, das 8 às 13h.

O objetivo do Fórum é promover oportunidades para que a comunidade atue de forma efetiva no planejamento de ações relacionadas ao Selo UNICEF, contribuindo na busca por idéias que causem impacto real e positivo na vida de crianças e adolescentes. Além disso, o Fórum realiza monitoramento e avaliação de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos com até 18 anos incompletos.

O encontro será dividido entre o acolhimento dos participantes, mesa de abertura e apresentação do diagnóstico situacional de crianças e adolescentes do município. Além disso, o Fórum irá discutir sobre o os Indicadores de Impacto Social do Selo UNICEF, que estão distribuídos nos seguintes grupos de trabalho:
• Direito ao registro civil;
• Evasão Escolar;
• Programas, serviços e benefícios sociais para as famílias;
• Alimentação infantil;
• Gravidez na adolescência;
• Pré-natal;
• Óbito materno
• Qualidade da educação;
• Direito à vida;
• Violência contra criança e adolescente;
• Protagonismo juvenil.

A obtenção do Selo UNICEF é um primeiro passo para assegurar a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes, uma iniciativa que vem contribuindo para que o país reduza as desigualdades regionais e prospere na generalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mais de 1.900 municípios se inscreveram na edição 2017-2020 do Selo.